22.11.08

Trabalhador Brasileiro

Poesia de Seu Jorge
Trabalhador Brasileiro

Está na luta, no corre-corre, no dia-a-dia
Marmita é fria mas se precisa ir trabalhar
Essa rotina em toda firma começa às sete da manhã
Patrão reclama e manda embora quem atrasar
Trabalhador
Trabalhador brasileiro
Dentista, frentista, polícia, bombeiro
Trabalhador brasileiro
Tem gari por aí que é formado engenheiro
Trabalhador brasileiro
E sem dinheiro vai dar um jeito
Vai pro serviço
É compromisso, vai ter problema se ele faltar
Salário é pouco não dá pra nada
Desempregado também não dá
E desse jeito a vida segue sem melhorar
Garçom, garçonete, jurista, pedreiro
Trabalha igual burro e não ganha dinheiro
Trabalhador brasileiro




Agora uma minha contundente:

Trabalhador Brasileiro

Bom dia Trabalhador
A ilusão da revolução
Se vai com a aliança de partido comunista com Liberal
Se vai também com o Metalúrgico aliado com burguesia
Querem cortar nossos direitos, acredita!
décimo terceiro, férias e rescisão
Mas eles, eles querem até o mensalão!
Na hora do voto, vem com cara de rapariga
Mas depois nem se lembra da favela, já esquecida
Querem cortar tudo, que faz o pobre ter um pouquinho
Um pouquinho só de felicidade no fim de ano
Comprar uma comida melhor, que não se pode comer durante o ano
Querem tirar nossas férias
Enquanto eles tem folga, férias coletiva e recesso.
Então vamos demitir os políticos desonestos!
Eu sou trabalhador, vou à luta!
Mas meu holerite, minha labuta se torna injusta.
Se meus direitos forem pro buraco.
O salário já vem descontado e suado.
Ainda me vem a raça de saláfrario, banqueiro, latifundiário, empresário, otários!
Querer tirar nossos direitos, que são raros.
Vamos pra briga então, contra esses safados.
Vamos à luta, protestar contra esse abuso.
Dia do trabalhador é comemorado com zézé de camargo.
O povo colando com o opressor, já é fato.
Mas vai haver justiça sim, vamos fazer justiça.
Aqui quem fala é o Renato Vital, do Fato Realista.

Nenhum comentário: