5.4.08

Entrevista do Renato Vital pro zine do Limonada

Entrevista do Renato Vital concedida ao Zine Trokando umas idéias do Walter Limonada.


01 - Diz aê pá galera quem é o Renato Vital e de qual quebrada ki você é ?

R- Salve limonada, salve manos e minas, companheiros que acompanham o zine do nosso amigo Limonada, então sou aqui do Jardim Miriam Zona Sul de São Paulo, mas precisamente Vila Clara mano. Então eu sou escritor, Rapper, blogueiro, poeta e trampo num mercado aqui do bairro mesmo, por quê cultura como todos sabemos, não dá dinheiro. É meio difícil falar de mim mesmo, mas tento ser verdadeiro sempre né mano.


02 - Comente sobre seu Blog...
Como fazer pra visitá-lo, que tipo de idéia você tenta passar pros seus leitores ?
R- Meu blog se chama Revolução na mente, Louco Inconseqüente, por quê desse nome, por quê não medimos consequências pra fazer da periferia um lugar melhor, pelo menos culturalmente falando, o endereço dele é www.renatovital.blogspot.com . Se vai encontrar lá fotos, vídeos, poesias e textos meus, além de notícias culturais e sociais. A idéia que eu tento passar é de que se é possível viver num lugar melhor, é possível nos manifestarmos, seja de que maneira for, desde que seja algo positivo pra nós mesmo, por quê quem tem que falar agora é nós, a periferia. Lógico que o blog é aberto pra todo mundo que quiser ver e comentar nele, mas nós da periferia temos que nos informar e protestar, pra elevarmos a auto estima e lutar também pelos nossos direitos, pois não somos pobres e muito menos carentes apenas não temos recursos financeiros,somos um povo que se acordar, tem muita garra e luta pela frente.


03 - Comente sobre o seu grupo de RAP, o "Fato Realista" ?
(Quem são os membros, ideologia, origem)

R- O Fato Realista é formado pelo Welton e por mim, contamos também ainda com o mano Valderes que está afastado do grupo por motivos familiares, e também meu irmão Marcos Vital no backing vocal. Nossa ideologia, é aquela né mano, protestar, protestar e mostrar caminhos também tipo incentivo a leitura, incentivo ao estudo e reforçar pros manos, quem são nossos inimigos na verdade. Nosso inimigo não é o mano que te olha de cara fechada, ele é um resultado do sistema capitalista e opressor, lógico que na periferia tem muita gente que ainda tem pensamento da elite, só pensa em dinheiro e em bens materiais, mas nosso inimigo na verdade tá rindo da gente, de terno e gravata, na política, na burguesia, acho que devemos ignorar e fazer por nós mesmo. Tentamos também não seguir modismos, e dizer que aqui ninguém quer rebolar ouvindo Créu, nada contra o cara que faz aquilo, por quê ele tá ganhando o dinheiro dele, mas é uma juventude que está em jogo né mano, são vidas, mas também jamais eu vou condenar o mano, só por quê ele faz aquilo, pelo contrário tentamos passar nas letras que a idéia é outra, é estudar, se informar, e curtir algo que vai te fortalecer e não te deixar estagnado ou conformado com a situação atual. Letras contundentes, letras mais explicativas, mas todas com um fundamento, dar uma idéia que a real é outra, a real e lutarmos por nós mesmos.

04 - Qual a sua opinião sobre o RAP ir pra televisão ?

Outro dia eu tava vendo que o jackson foi no Caldeirão do Hulk, ai eu te pergunto o que mudou de lá pra cá, nada, o Luciano Hulk não conhece o Hip-Hop, ele conhece dinheiro apenas . Aquele outro seriado que eu particularmente não curto, o Antônia, foram acho que cinco seriados, gastos em cada um mais de um milhão de reais, e o que mudou, quem se espelhou ali, acho que muita pouca gente. Ou seja a televisão já provou que não é nosso lugar, de maneira nenhuma, a televisão desoriginaliza e menti sobre os movimentos sociais sérios, como o MST, MTST, HIP-HOP entre outros. Uma ou outra emissora se salva como a Tv Cultura, mas na verdade o RAP não tem necessidade disso não, por quê o público que é verdadeiro, e quer o RAP vai atrás, não fica esperando na frente da televisão, e se ficar o máximo que vai ver é o Cabal ou o Gabriel Pensador em algum programa totalmente alienante. O certo seria canais nossos mesmo, rádios nossas, enfim meios de comunicações em que o diretor seja alguém que tem sensibilidade da causa, e não um bunda mole que anda de cherooke blindada, com medo de tomar tiro no farol e ser assaltado. Se eu fosse convidado, dependendo da emissora, não iria não, temos que ser resistência.

05 - O Hip-Hop e a Literatura... É uma boa mistura ?
Uma ótima mistura, não uma mistura e sim uma necessidade. Quem é do hip-hop tem que ser articulado, e quem é articulado tem que ler muito sobre diversos assuntos, inclusive livros feitos por nós mesmo. E também o que vai nos trazer conteúdo pra nossas letras, e abrir nossas mentes, pra debater contra quem vier falar da gente, vão ser os livros, então quanto mais o Hip-Hop ler, melhor, temos na literatura periférica o Buzo, o Férrez, Sacolinha, Limonada, Elizandra, Akins, Sérgio Vaz etc, e na Literatura clássica Castro Alves, Machado de Assis entre outros muito bons. É só começar por um assunto que tem interessa e boas leituras, por que dai pra frente é ler mesmo, ler pra se divertir, se informar, ingressar numa universidade pública e ler pra se identificar mesmo.

06 - O que você me diz sobre o Sarau da Cooperifa ?

A cooperifa é um lugar mágico mano, um lugar onde a palavra, a poesia estão em primeiro lugar, só quem é está lá tá ligado, por quê é um lugar pra verdadeiros, pessoas verdadeiras que estão na correria, na literatura. Muitos ali são pessoas importantes pra mim, como o Sérgio Vaz, que eu vejo como um líder, vejo como um mano que tá ali, lado a lado, pra te dar uma força, pra te incentivar. Cooperifa é um quilombo cultural

07 - Diz aê... Está em seus planos publicar um livro ? Pode nos adiantar alguma previsão ?

R- Tô pensando em lançar um livro de poesias, contos e crônicas, no segundo semestre, mas ainda estou arrumando ele, e tentando buscar um apoio, mas se não conseguir apoio, vou lançar mesmo assim. Mas to com calma pra isso agora, o importante é lançar algo de qualidade.

08 - Você acha que o nosso Governo atual, incentiva a leitura ? Porque ?

R- Incentiva muito pouco, lógico que é bem melhor que o de governos anteriores, mas é se vê muito pouco incentivo a leitura no Brasil. Deve até ter uma boa vontade por parte do presidente Lula, mas foi feita muita pouca coisa até agora no incentivo a leitura, é que ali se tá ligado né mano, tem muito tubarão envolvido ali que não se interessa em ver o povo lendo, pra eles é melhor o povo tá bebendo no bar, se matando com cigarro do que discutindo o livro do Limonada, do Férrez numa biblioteca ou centro cultural.

09 - O apoio da Família é importante ?

Muito importante, mas em casa mesmo não recebi muito incentivo pra ler não, apesar que a minha mãe sempre leu algumas coisas, e meu pai me dava dinheiro pra comprar gibi. Em casa sempre vi meus pais assistindo televisão, novela, programa fúteis. Mas mesmo assim eu acho que o apoio de sua mãe falar que você precisa melhorar sua voz numa música ( isso é real), seu pai apesar de não gostar de RAP e não ler, só o fato dele te apoiar na sua vida pessoa é uma grande vitória, algo que eu valorizo muito. O apoio familiar é muito importante.

10 - Firmezza ttottal, meu brother Vital...
Deixe aê contatos e sites onde podemos encontrar seus materiais:
Deixe uma mensagem e/ou um salve pros nossos leitores:

Bom vamos lá se vê textos e poesias minhas nos sites:
www.rapnacional.com.br onde sou colunista e no meu blog www.renatovital.blogspot.com informações sobre os corres, e muito mais. Gostaria de deixar um salve pra todos os guerreiros de bom coração que se encontram na luta, na guerrilha do dia a dia, e queria dizer também que só a insistência e a resistência trazem os frutos da nossa vitória.Vamos ler, vamos nos informar, vamos estudar, cada vez mais.

Nenhum comentário: